Tumor Maligno da Próstata

11/09/2008 00:02

 

Tumor Maligno da Próstata

Câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento não controlado e a disseminação potencial de células anormais. O corpo humano é costituido por bilhões de células e, normalmente, as células se reproduzem por divisão, o que possibilita o crescimento. Ocasionalmente as células crescem de forma anormal, formando uma massa que é chamada de tumor. Alguns tumores são benignos, ou seja, não cancerosos. Outros são malignos, cancerosos. A ocorrência de tumores benignos pode interferir com as funções corporais porém, raramente trazem risco de vida. Por outro lado, tumores malignos invadem e destroem os tecidos normais Por um processo conhecido como metastese, as células se despreendem do tumor e se espalham através do sangue e dos nodulos linfáticos para outras partes do corpo, onde formam novos tumores. Algumas vezes o cancer cresce e se espalha rapidamente, outras vezes se desenvolve e se espalha lentamente.

Como em outras partes do corpo, as células cancerosas podem crescer dentro da próstata. Em alguns casos mais avançados o cancer pode se espalhar para fora da prostata

O CÂNCER DA PRÓSTATA é uma doença que pode surgir com o envelhecimento do homem, a partir dos 40 anos. À medida que o homem vai envelhecendo, a incidência dessa doença vai aumentando. Quanto mais cedo essa doença atinge o indivíduo, mais grave ela será. Quanto mais tarde se fizer o diagnóstico, mais difícil será a cura. Nos Estados Unidos, é o câncer mais diagnosticado em homens e a segunda causa principal de todas as mortes por câncer. No Brasil, apesar das estatísticas não serem muitos fiéis, já caminha para a primeira causa..

O câncer da próstata, quando avança, pode espalhar-se pelo corpo (metástase), vindo a atingir outros órgãos, e principalmente os ossos. Uma dor na coluna vertebral num indivíduo na idade de risco pode ser até uma disseminação do tumor. Pode também atingir as costelas, bacia, fêmures, etc.; muitas vezes o indivíduo tem uma fratura espontânea do fêmur, sem qualquer trauma, o que poderá ser uma fratura patológica, provocada pela disseminação do tumor.

A origem do cancer da prostata é desconhecida, entretanto, presume-se que alguns fatores possam influenciar o seu desenvolvimento.

Fator genético, visto a incidência desta neoplasia ser maior em familiares portadores da doença. A presença de cancer da prostata em parentes do primeiro grau aumenta a probabilidade.

Fator étnico os homens da raça negra têm mais predisposição para desenvolver câncer na próstata. Nos Estados Unidos, onde as estatísticas são mais confiáveis, os assim chamados afro-americanos apresentam dua vezes mais riscos do que os homens de origem caucasiana

Fator hormonal o câncer de prostata regride de maneira significativa com a supressão dos hormônios masculinos (por exemplo, castração). Pesquisas feitas em ratos tratados cronicamente com testosterona mostraram o desenvolvimento do câncer de próstata nesses animais. A testosterona não é indutora de câncer, entretanto, em homens já com a neoplasia ou com predisposição, a testosterona estimularia o seu crescimento. Por outro lado, o cancer da prostata não ocorre em eunucos.

Fator dieta Dietas ricas em gordura predispõem ao câncer. Levantamentos epidemiológicos em áreas geográficas de maior incidência de cancer da prostata demonstrou que dietas ricas em gordura aumentam os riscos de seu aparecimento.

Fator ambiental Populações de baixa incidência de CANCER DA PROSTATA , quando migram para áreas de alta incidência, apresentam um aumento na ocorrência de casos. Fumaça de automóveis, cigarro, fertilizantes e outros produtos químicos estão sob suspeita.

Sintomas

O grande problema é que, na maioria das vezes, o câncer de próstata, na sua fase inicial, não apresenta nenhum sintoma. Isto ressalta a necessidade imperiosa do exame preventivo regular a partir dos 40 anos. Numa fase adiantada, começará a obstruir a urina, como ocorre com o tumor benigno (HBP), mas o tratamento curativo já é mais difícil. Pesquisas já mostraram que em autópsias realizadas em 100 indivíduos de 40 a 50 anos que vieram a falecer de várias causas, 4 deles eram portadores de câncer da próstata, sem nunca terem se queixado de qualquer sintoma. O tumor maligno da próstata pode estar associado ao tumor benigno, logo, os sintomas podem ser os mesmos

Nos casos de cancer da prostata sintomático, pode ocorrer dificuldade para urinar, jato urinário fraco, sensação de não esvaziar bem a bexiga, ou seja, sintomas de obstrução urinária Sangramento na urina pode ser uma queixa, embora mais rara. Muitos desses sintomas são os mesmos da HBP A pessoa pode manifestar dores ósseas como sinal de uma doença mais avançada (metástases). Anemia, perda de peso, adenopatias (ínguas) no pescoço e na região inguinal podem também ser a primeira manifestação da doença.

Diagnose

Todo o homem a partir dos 40 anos deve realizar o toque retal e dosagem do PSA, principalmente aqueles que apresentam fatores de risco conforme mencionado no item anterior, independentemente de sintomas. Em caso de toque anormal e ou PSA elevado, o paciente deverá ser submetido a uma ecografia transretal com biópsia prostática. Os fragmentos obtidos serão levados ao exame anátomo-patológico. Uma vez confirmado o diagnóstico, o tumor deverá ser dimensionado. Isto significa que outros exames deverão ser solicitados a fim de que se possa saber se o tumor está confinado à próstata ou se já invadiu órgãos adjacentes (bexiga, vesículas seminais, reto) ou se já virou metástases. A cintilografia óssea é o exame mais útil nessa fase e nos dá informações quanto a metástases no esqueleto. Outros exames eventualmente pedidos são: fosfatase alcalina, tomografia computadorizada de abdômen, radiografias de tórax, radiografias do esqueleto.

Um dos métodos para se dimensionar o tumor é conhecido por Sistema A - D:

Nível A - Estágio inicial. O tumor está localizado dentro da glândula prostática e não consegue ainda ser detectato pelo exame de toque retal.

Nivel B - O tumor ainda está restrito à prostata porém já se consegue detetá-lo no toque retal.

Nivel C - Estágio mais avançado. Indica que o cancer já se espalhou para fora da prostata atingindo areas vizinhas à mesma, porém, ainda não se espalhou para outros orgaos. Esse estágio normalmente pode ser detectato pelo exame de toque retal.

Nivel D - O câncer já se espalhou por orgaos vizinhos e normalmente para areas mais distantes, tais como ossos e nódulos linfáticos.


 

 

Exame de

toque retal

Nivel do PSA

 

 

0-4 ng/ml

4-10 ng/ml

+ de 10 ng/ml

 

 

Normal

Baixo

Medio

Alto

 

 

Anormal

Médio

Alto

Alto

 

Voltar
Free Hit Counters
Web Counters