PREPARAÇÃO PARA O PARTO

10/09/2008 23:42

 

Preparação para o parto

 

Antes de se iniciar a preparação para o parto , os fisioterapeutas obstetras devem se lembrar que as mulheres tem esperanças , anseios e temores diferentes para seu parto .Algumas irão lidar com essa experiência emocional e física por conta própria , com a menor intervenção possível.Enquanto o preparo do nascimento não irá alterar as causas básicas da dor do parto, ele pode modificar a percepção e interpretação da mulher sobre esses sinais , aumentar a sua confiança própria e dar-lhe recursos para usar que irão ajudá-la a lidar com qualquer eventualidade que o parto possa trazer .

 

Relaxamento

 

 

Grantly Dick-Read , um dos pioneiros deste campo , defendia o uso do relaxamento como um meio de romper o ciclo vicioso da dor-temor-tensão (Dick-Read , 1942) e começou a ensiná-lo já em 1933 . Randall (1953) sugeriu que havia dois motivos para ensinar o relaxamento no parto :

  • Para evitar que a gestante fique indevidamente cansada
  • Para ajudá-la a controlar seus pensamentos e emoções.

 

Desde 1963 o método Mitchell de relaxamento fisiológico tem sido amplamente usados pelos fisioterapeutas. A autora sugere que a mulher deve usar as contrações pré-parto de Braxton Hicks para praticar relaxamento durante uma onda muscular de atividade sobre a qual ela não tem controle.Segundo ela , o relaxamento deve ser utilizado no primeiro estágio do parto como um método de conservar a energia da mãe . No segundo estágio , o relaxaamento se encaixa bem no ciclo de máxima atividade durante as contrações seguido por um máximo repouso intercalado , que parece ser a intenção da natureza para um esvaziamento eficiente , rápido e seguro do útero .A natureza de seu método está em que ao realizar os movimentos nescessários para acionar áreas em posições de descanso e conforto , a gestante pode produzir o rlaxamento em alguns segundos .

 

Hassid (1978) chama a atenção pelo fato de que durante o parto o corpo é solicitado que realize intenso esforço físico por longos períodos de tempo. É descrito um sistema de relaxamento baseado na psicoprofilaxia ; para isso a mulher contrai pernas , braços e rosto , enquanto inspira e depois relaxa . O fisioterapeuta através do toque , sempre avalia o grau de qualidade e tensão muscular ,de modo que no parto , a gestante seja capaz de liberar a tensão em resposta a contração exercida .

 

Noble (1980) diz que o relaxamento é mais do que o repouso ; ele inclui o reconhecimento e a liberação da tensão excessiva, seja qual for a causa . Ela descreve uma série de “dissociação” – relaxamento seletivo que desenvolve a capacidade do corpo para manter um estado de liberação geral , quando uma parte do útero está trabalhando demasiadamente .

Qualquer que seja o método de alcançar o relaxamento que o fisioterapeuta obstertra , deve fazer com toal compreensão do modo com que isso reduz a tensão , acalma e conforto .

A prática do relaxamento nunca deve ser apressada , pois a gstante deve aproveitar ao máximo esse período para explorar seu estado pessoal que o relaxamento pode produzir.

As mulheres devem ser estimuladas a praticar isso em suas aividades diárias. Quando chegarem ao fim , é importante que a gestante retome a posição inicial aos poucos ; elas devem respirar profundamente , e depois ficarem de pé .

 

Respiração

 

 

A respiração é normalmente involuntária ; ela prossegue , em taxas e profundidade diversas .Entretanto , ela pode ser também uma atividade voluntária – controlada e manipulada de forma consciente . Noble (1981) chama a atenção para os múltiplos ajustes fisiológicos que ocorrem no sistemas cardivascular e respiratório durante a gravidez . A ventilação alveolar , o volume do fluxo , rendimento cardíaco e o volume de sangue são fatores que são aumentados em valores durante a gstação . O sistema todo acha-se adaptado , de modo que os gases do sangue fetal e materno sejam trocados de forma adequada . Duranete um exercício pesado , a ventilação alveolar pode aumentar de dez a vinte vezes mais , para suprir o oxigênio adicional necessário , e excretar o dióxido de carbono produzido em excesso (Vander , 1980 ). Stradling (1984) afirma que durante o parto há um aumento considerável nas necessidads de oxigênio do corpo , e na produção de dióxido de carbono. É necessária , uma maior ventilação alveolar e ela é , em geral dobrada ou quadruplicada. Portanto daí se conclui que a respiração profunda e lenta será mais benéfica para a mãe e o feto durante o parto, e que as técnicas que determinam um rápido aumento da taxa respiratória e uma redução na profundidade interferem com a fisiologia naturalda respiração e troca gasosa .

 

 

Respiarção para o parto

 

Os padrões respiratórios tem o potencial não somente de reduzir o suprimento de oxigênio à gestante e ao feto , mas , por causa realmente hiperventilação e baixos níveis de dióxido de carbono, de dar margem a efeitos colaterais maternos incômodos, isto é pânico , ansiedade e parestesia .

 

Uma introdução útil à percepção respiratória pode ser feita quando inicia-se o relaxamento .Com a gestante deitada confortavelmente, peça a mulher que ela respire e conte as incursões durante um minuto ; as respostas tem variações extremas .Sugira que elas se concentrem em seu próprio padrão individual de respiração : uma inspiração uma pausa momentânea – uma expiração – depois um repouso entre as inspirações .Uma respiração lenta profunda e abdominal calma tem efeito suavizante e liberador de tensão .

O’Brien (1988) sugere que nós “expiremos a tensão”

Voltar
Free Hit Counters
Web Counters