ÓRGÃOS GENITAIS FEMININOS e ÓRGÃOS DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

16/09/2008 17:11

 

ÓRGÃOS GENITAIS FEMININOS

 

Estende-se da púbis até o períneo.É constituída pelas seguintes estruturas:

 

·Monte da Púbis,

·Grandes lábios,

·Pequenos lábios,

·Vestíbulo

·Clitóris.

 

ÓRGÃOS DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

 

·Vagina

É um canal músculo membranoso que se estende da vulva até o útero.Mede de 8 a 10cm de comprimento e tem cerca de 4 cm de diâmetro.Situa-se entre a bexiga e o reto,sendo sustentada principalmente pelos ligamentos cervicais transversos (ligamentos cardinais) e os músculos elevadores do ânus.

Sua musculatura,por ser elástica,tem a propriedade de aumentar-lhe o diâmetro,permitindo a passagem da criança no momento do parto.

 

·Útero

Tem a forma de uma pêra e dimensões externas variáveis entre 6,5 e 7,5 cm de comprimento e 3 a 4 cm de largura.Localiza-se posterior à bexiga e anteriormente ao reto.

Seu interior é revestido por camadas endometriais,fixadas diretamente ao miométrio.

Suas principais funções são de acomodar e nutrir o concepto.Tem propriedade aumentar e diminuir de tamanho no momento da gravidez e no puérpério.É constituído de corpo e colo.

A sustentação do útero na pelve é feita pelo seguinte conjunto de ligamentos:Ligamentos redondos; ligamentos uterossacros; ligamentos largos; ligamentos cardinais.

 

·Ovário

Situa-se um em cada lado do útero, para trás e para baixo das trompas uterinas.O ovário fica suspenso entre a parede pélvica lateral e o útero, fundindo-se com sua camada epitelial superficial,Secreta estrogênio e progesterona,através do comando da hipófise anterior.

No córtex do ovário encontram-se folículos primários,constituídos de um óvulo imaturo.Somente um folículo amadurece a casa mês.

Após a ovulação,com a saída do óvulo do ovário,a acamada de células do ovário, o estroma, passa por um processo de transformação físico-química denominada corpo-lúteo de aparência amarelada,o qual continua secretando estrogênio e progesterona.Não havendo fecundação, ele sofre um processo de degeneração 10 dias após a ovulação e se transforma em cicatriz branca.caso haja fecundação passa a constituir o corpo lúteo gravídico,cuja produção é aumentada.O corpo lúteo gravidico mantem-se funcionando até a sétima semana,quando a esteroidogênese placentária assume papel endócrino dominante.

 

·Trompas Uterinas (Trompas de Falópio)

São representadas pr dois canais que se estendem do ângulo do útero ao ovário direito e esuqrdo e fazem a comunicação entre a cavidade uterina e a cavidade peritonial.Têm de 10 a 12 cm de comprimento,e o diâmetro do canal varia de 2 a 4 mm na região ampolar.

 

As trompas uterinas apresentam os seguintes segmentos:

 

®Infundíbulo ou extremidades fimbriadas.

® Ampola;

® Istmo

® Segmento intersticial

 

O encontro do espermatozóide com o óvulo processa-se na porção ampolar das trompas.Se o óvulo for fecundado,será transportado, através de movimentos peristálticos,ao útero, onde se implantará e se desenvolverá.Qualquer alteração nesse processo poderá acarretar o quadro conhecido como gravidez tubária. 

 

·Reto

Localizado na pelve,e o reto são o segmento inferior do intestino grosso.Tem cerca de 12cm de comprimento.O colo sigmóide desce a pelve através da articulação sacroíliaca esquerda.A parede muscular do reto é formada por camadas longitudinais e uma camada de músculos lisos e circulantes.Ao chegar ao diafragma pélvico, a maior parte da musculatura do reto continua pelo canal anal,mas algumas fibras podem refletir-se anterior e posteriormente pelaface superior do diafragma.Daí a importância de se fazer o reforço perineal,a fim de evitar a retrocele.

O reto quando cheio pode mudar a posição do útero, em decorrência de sua localização em relação a esse órgão.

 

Voltar
Free Hit Counters
Web Counters