ALTERAÇÕES DO SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO

10/09/2008 23:41

 

ALTERAÇÕES DO SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO

 

Durante a gravidez ocorrem diversas alterações físicas, necessárias ao perfeito crescimento e desenvolvimento fetal.Todavia, essas modificações em algumas mulheres trazem conseqüências que podem resultar em dor e limitações em suas atividades diárias.Desde o ínicio da gravidez, o organismo materno em decorrência da liberação hormonal,sofrem mudanças que afetam o funcionamento habitual dos sistemas digestivo, circulatório, respiratório, da biomecânica postural, enfim, ocorre um processo de transformações e adaptações.

O entendimento de tais alterações fundamenta-se nos conceitos de centro de gravidade, curvas da coluna e atitude postural.

Existem trabalhos documentando a ação dos hormônios duramnte a gravidez,especialmente a progeterona, diretamente responsável pela alteração do tônus de músculos involuntários e a ralaxina, promotora de uma síntese de colágeno,que substituído em tecidos alvo, como, por exemplo, nas articulações.

Após a 20º semana de gestação,quando se percebe o crescimento abdominal e das mamas,provocando modificações como:sobrecarga de peso nos pés e diminuição do seu arco longitudinal medial, hiperextensão dos joelhos, anteroversão pélvica,concorrendo para o aumento da lordose lombar e tensão na musculatura paravertebral.

É freqüente haver má distribuição do peso corporal sobre os pés, sobrecarregando principalmente a região do calcâneo, tornando comum a queixa de dores nos calcanhares nesse período.

Algumas mulheres apresentam redução da lordose, com a tendência à retificação lombar.Acreditamos que os próprios costumes,vícios posturais adquiridos no cotidiano dessas mulheres que hoje ocupam o mercado de trabalho,passando por longo período sentadas,associadas às atividades incorretas .  

 

 

 

 

 

 

Voltar
Free Hit Counters
Web Counters