Hiperplasia Benigna da Próstata

10/09/2008 23:52

A próstata é um pequeno órgão glandular situado logo abaixo da bexiga, atravessado pela uretra; tem o tamanho de uma amêndoa, pesa, de acordo com a idade, cerca de 20 a 30 gramas (estima-se que a prostata cresça aproximadamente 0,4 gramas por ano a partir da idade dos 30) e mede entre 20 e 30 cc. Só os homens possuem próstata e o seu desenvolvimento é estimulado pela testosterona, o hormônio sexual masculino produzido pelos testículos. A função da prostata é produzir uma substância que, juntamente com a secreção da vesícula seminal e os espermatozóides produzidos nos testículos, vai formar o sêmem ou esperma.

A tres principais doenças que acometem a próstata são: Hiperplasia benigna da próstata (HBP),
Tumor maligno (Câncer) e Prostatite (inflamação da próstata).
 

 


Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP)

É o aumento do volume da próstata, ou seja, crescimento benigno. As causas ainda não estão bem determinadas. Acredita-se que, a BHP é causada pelo acumulo de testosterona na prostata. A testosterona é convertida em dihidrotestosterona (DHT), a qual provoca uma multiplicação das células, tendo como consequência o crescimento da próstata..

Ocorre dos 40 anos em diante, sendo mais comum a partir dos 60 anos. Atinge 50% dos homens aos 60 anos e 90% dos homens entre 70 e 80 anos. Nesta fase, tanto a prostatite quanto o câncer costumam ocorrer e os sintomas são ausentes ou muito semelhantes aos da HBP.

Um estudo feito no Brasil com pacientes de um hospital público confirmou o resultado de pesquisas realizadas em diversas partes do mundo indicando que o aumento do nível do PSA e o crescimento da prostata tem uma relação direta com a idade.

Sintomas

O crescimento da próstata comprime a uretra prostática determinando uma série de sintomas urinários. Os mais comuns são: levantar-se várias vezes à noite para urinar, ardência ao urinar, diminuição da força e calibre do jato urinário, sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga após urinar, urinar em dois tempos, desejo imperioso de urinar, aumento do número de micções, urina sanguinolenta, gotejamento acentuado no final da micção, diminuição do volume ejaculado, incapacidade de urinar espontaneamente (retenção urinária).

A HBP não tratada pode levar a sérias complicações: retenção urinária (urina presa); infecção urinária; cálculos (pedras) na bexiga; insuficiência renal e descompensação da bexiga. A HPB, entretanto, por si, não leva ao câncer de próstata.

Diagnose

Todo homem, a partir dos 40 anos deve fazer anualmente um exame preventivo, pois é a única maneira de se detectar tanto a HBP quanto o câncer em fase inicial e ainda curável. Caso tal exame não venha sendo realizado regularmente, a tabela abaixo indica o grau dos sintomas da HBP.

 

TABELA INTERNACIONAL DE SINTOMAS PROSTÁTICOS

No último mês

Nenhuma

Menos de 1 vez em 5

Menos da me tade das vezes

Metade das vezes

Mais daaa metade da vezes

Quase sempre

1. Quantas vezes ficou a sensação de não esvaziar totalmente a bexiga?

 

0

 

1

 

2

 

3

 

4

 

5

2. Quantas vezes teve de urinar novamente menos de duas horas após ter urinado?

 

0

 

1

 

2

 

3

 

4

 

5

3. Quantas vezes observou que, ao urinar, parou e recomeçou várias vezes?

 

0

 

1

 

2

 

3

 

4

 

5

4. Quantas vezes observou que foi difícil conter a urina?

 

0

 

1

 

2

 

3

 

4

 

5

5. Quantas vezes observou que o jato urinário estava fraco?

 

0

 

1

 

2

 

3

 

4

 

5

6. Quantas vezes teve de fazer força para começar a urinar?

 

0

 

1

 

2

 

3

 

4

 

5

7. Quantas vezes, em média, teve de se levantar á noite para urinar?

 

0

 

1

 

2

 

3

 

4

 

5

 

 

 

 

 

 

 

Subtotais

 

 

 

 

 

 

Total geral

 

 

 

Sintomas (total de pontos)

0 a 7 - leve (porém não deixe de fazer os exames preventivos)

8 a 19 - moderado: é conveniente submeter-se logo a exames para melhor avaliação

20 ou mais - grave: procure imediatamente um urologista

Diversos testes ajudarão o urologista a identificar e avaliar o problema, sendo mais comuns os seguintes (vide mais informações no capítulo da prevenção):

 

Toque retal

O toque retal é realizado pela introdução do dedo indicador do médico, lubrificado e enluvado, no ânus do paciente; dura de 5 a 30 segundos, é relativamente indolor. Esse exame fornece ao médico informações sobre o tamanho e a condição geral da prostata.

Exame do PSA

O teste do antígeno prostático (PSA) é um exame de sangue, feito em laboratório. Se o resultado mostrar que o PSA está acima do normal, isso significa que está havendo alterações na glândula e o médico poderá recomendar outros exames para determinar a melhor forma de tratamento.

Ultrasonografia (transretal ou abdominal)

Trata-se de um método não-invasivo que permite avaliar o tamanho e a textura da próstata, resíduo urinário na bexiga e outras alterações do trato urinário.

Voltar
Free Hit Counters
Web Counters