Anatomia da Pelve

16/09/2008 17:09

 

Anatomia

 

PELVE

 

A pelve ocupa uma posição intermediária entre os membros inferiores e o tronco. É constituída por dois ossos ilíacos,articulados posteriormente com o sacro e anteriormente entre si através da sínfise púbica.As paredes da cavidade pélvica afilam-se para baixo como um funil.O conjunto de ossos e músculos que ocupam a base desse anel tem formato de uma bacia.A cavidade inferior da bacia liga-se ao assoalho pélvico,sendo que este fixa às paredes pélvicas.

É importante lembrar que a estrutura óssea é inalterada e que os desenhos dos ossos pélvicos forma duas cavidades:a superior corresponde à falsa pelve,que contém os órgãos abdominais ;e a inferior ,é a pelve verdadeira,abrigando a bexiga,parte dos ureteres e do sistema genital,além da porção final do tubo digestivo,a qual é limitada posteriormente pelo sacro e cóccix,lateralmente pelos ossos ilíacos e anteriormente pelo púbis.

Quando o indivíduo está na posição ereta,o peso do corpo é transmitido aos membros inferiores através do trocanter.Na postura sentada,o peso é transmitido na tuberosidade isquiática.

Geralmente a pelve feminina é mais curta e mais larga que a masculina.

A pelve é classificada de acordo com os seus diferentes tipos morfológicos:

 

·Bacia ginecóide:forma mais comum,com 47% de freqüência.O estreito superior é oval e o diâmetro transverso é maior que Antero-Posterior.

·Bacia andróide: com 30% de freqüência,ocorre o achatamento transverso da pelve,com diâmetro Antero-Posterior igual ou ligeiramente maior que o transverso.

·Bacia antropóide:Há predominacia do diâmetro Ântero-Posterior sobre o transverso.

·Bacia platipelóide:Caracteriza-se por predominacia excessiva do diâmetro transverso sobre o Antero-Posterior.

A pelve tem função de proteger os órgãos pélvicos e, ao mesmo tempo,possibilitar a função da cópula e do parto.

 

 

 

Voltar
Free Hit Counters
Web Counters